OBRIGADO.

Seu cadastro foi realizado com sucesso.

    Inscrição no blog

    Cadastre-se para receber noticias e novidades sobre o Professor Walter Vicioni Gonçalves, diretamente em seu email.



Blog do Professor Walter Vicioni Gonçalves

Opinião – Jabuti ou bode?

Publicado em 4 de maio de 2016 - 15:52h

Leiam a minha opinião sobre o artigo “Educação e a agenda de um novo governo” de autoria de João Batista Araújo e Oliveira, publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 26/04/2016, na coluna de Tendências e Debates.

Jabuti ou bode?

O senhor João Batista Araújo e Oliveira é profissional de carreira brilhante e de pensamento crítico respeitável em matéria de educação. Frequentemente, a Folha lhe concede espaço na página “Tendências e debates”. É plenamente justificada e humana a sua meteórica e desastrada passagem pela Secretaria Executiva do MEC em 1995.

Em artigo recente – “Educação e a agenda de um novo governo”, Folha de S. Paulo, 26/04/2016, p. A3 – ele realmente “pisou na bola”. O texto, em seu conjunto, não é um primor de consistência. São “pílulas” esparsas lançadas sem qualquer fundamentação. Uma delas, em especial, assemelha-se aos “jabutis” nos projetos de lei no Congresso Nacional.

Afirma, secamente, que “É fundamental também realizar uma profunda revisão do ensino médio, canalizando recursos do Sistema S para seu financiamento…”. Nada mais é dito para explicar essa estroinice. Tal como o quelônio na atividade parlamentar, trata-se de ideia que ou simplesmente está “pegando carona” ou não teria a menor chance de ser aceita se apresentada isoladamente.

Ora, ainda que o Sistema S tenha problemas, todos perfeitamente sanáveis, é voz corrente que são instituições que, nesse mar de ineficiência e de incompetência que assola o país, funcionam bem e atendem adequadamente aos interesses dos setores produtivos e da população. É muito estranho e surpreendente que o senhor João Batista, conhecedor dessas instituições, proponha medida tão maléfica e irracional.

Uma interpretação menos bondosa diria que se trata de sinalizar uma ameaça, a exemplo do “bode” no recinto humano, para ser chamado (o autor da ameaça) a retirar o animal, sem maus tratos e sem vestígios. Obviamente, tarefa dessa natureza requer trabalho especializado e bem pago…

Sobre

Walter Vicioni é diretor regional do SENAI-SP, superintendente do SESI-SP e diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. É membro reeleito do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi eleito, em 2018, para ocupar a Cadeira nº 36 da Academia Paulista de Educação.


Saiba mais sobre
Walter Vicioni Gonçalves

Redes Sociais

Deixe o seu comentário!