OBRIGADO.

Seu cadastro foi realizado com sucesso.

    Inscrição no blog

    Cadastre-se para receber noticias e novidades sobre o Professor Walter Vicioni Gonçalves, diretamente em seu email.



Blog do Professor Walter Vicioni Gonçalves

Opinião sobre matéria da Folha de S.Paulo- Ensino técnico no país é muito ‘acadêmico’

Publicado em 11 de maio de 2016 - 17:51h

Jornal 1

Referente à matéria acima publicada no jornal Folha de S.Paulo, em 8/5/2016, faço questão de esclarecer que o diferencial do SENAI, em relação ao academicismo das redes públicas de ensino técnico, é a sua “engenharia pedagógica”, em que o aluno “aprende fazendo”.

Aprende não apenas as competências próprias de uma profissão, mas também conceitos essenciais à formação de um cidadão pleno, capaz de enfrentar as mudanças socioculturais e produtivas ao longo de sua vida. Também vale dizer que o modelo praticado pelo SENAI não é importado e sim fruto de um longo processo de desenvolvimento de engenharia de formação profissional brasileira, que se consagrou com os resultados expressivos que levaram o Brasil à conquista inédita do 1º lugar na Competição Mundial WorldSkills, em 2015.

Sobre

Walter Vicioni é diretor regional do SENAI-SP, superintendente do SESI-SP e diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. É membro reeleito do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi eleito, em 2018, para ocupar a Cadeira nº 36 da Academia Paulista de Educação.


Saiba mais sobre
Walter Vicioni Gonçalves

Redes Sociais

Deixe o seu comentário!